EDITOR DA REVISTA ULTRACONTINENTAL DE LITERATURA JURÍDICA LECIONA LÍNGUA PORTUGUESA NA JALA UNIVERSITY
O coidealizador e cofundador da Associação de Letras Jurídicas de Montes Claros e da Revista Ultracontinental de Literatura Jurídica, Professor Waldir de Pinho Veloso, tornou-se Editor da Revista deste o primeiro número, no já longínquo mês de maio de 2020.
A Revista já publicou, até o fim de 2022, onze números, contendo mais de 120 artigos de autoria de pessoas de praticamente todos os Continentes do mundo (falta apenas publicar alguém da Oceania).
O Editor, Professor Waldir de Pinho Veloso, atuou como Professor de Direito, Metodologia Científica e Língua Portuguesa em quatro Instituições de Ensino (uma, de Ensino Médio e três de Ensino Superior). Em todas as disciplinas que lecionou, preparou seu próprio material para distribuir aos Alunos e, por fim, aperfeiçoou o material para publicação de livros. Seus livros são publicados por conta das Editoras, principalmente a Editora Juruá, de Curitiba.
A partir de fevereiro de 2024, o Professor Waldir de Pinho Veloso assumiu a cadeira da disciplina “Língua Portuguesa e Redação” da Jala University. Esta Instituição de Ensino Superior é baseada em Beverly Hills, na Califórnia, nos Estados Unidos. E tem uma política de ensino social que atinge a América do Sul, especialmente. Para a América do Sul, há dois grupos de ensino, em razão da Língua. Um dos grupos é sediado na Colômbia, e cuida dos Alunos e Professores praticantes da Língua Espanhola. A unidade do Brasil é a única que leciona para os Alunos em Língua Portuguesa.
A Jala University dedica para os países da América do Sul uma oportunidade de oferta do Curso de Engenharia de Software, com a visão de “transformar as economias das regiões desfavorecidas” por meio preparação de pessoas para ingresso na indústria de software. A Jala University tem apoio de empresas norte-americanas, principalmente do segmento industrial, o que favorece a colocação no mercado de trabalho.
O processo seletivo aconteceu no fim de janeiro e constituiu em uma aula demonstrativa, para uma Banca Examinadora. Funcionou à distância, com dois Professores que estavam fisicamente em Pernambuco e com a intermediação do pessoal do Departamento de Recursos Humanos colombiano. Coube aos Professores brasileiros analisarem, além do aspecto da didática, também o domínio da Língua.
Além de lecionar a disciplina, o Professor Waldir de Pinho Veloso foi selecionado para também compor o material didático da disciplina, em Língua Portuguesa. O projeto inclui a futura tradução para o Espanhol do material produzido em Língua Portuguesa, na parte de redação. E, em relação ao conteúdo do ensino da Língua Portuguesa, haverá análise da possibilidade de tradução com adaptação à Língua Espanhola.
Assim, além de ministrar as aulas, o Professor Waldir de Pinho Veloso é o conteudista da disciplina “Língua Portuguesa e Redação”.
No processo seletivo, a Banca Examinadora levou muito em consideração o fato de o então candidato ter publicado 27 livros, sendo um deles exatamente sobre Língua Portuguesa, e a qualidade do material produzido para suporte da aula de demonstração. A referida aula teve o mesmo sistema das aulas que serão ofertadas aos Alunos falantes da Língua Portuguesa: uma aula (para os Alunos) de duas horas e o fornecimento de material de apoio para eles estudarem por, no mínimo, mais duas horas por semana. Neste ponto, o Professor Waldir de Pinho Veloso levou toda a vantagem em relação aos demais candidatos à vaga, pois foi quem se propôs a produzir e disponibilizar aos Alunos o material didático da sua autoria, sem ter que indicar livros escritos por outrem e sem violar os direitos autorais de livros indicados. Levou-se em consideração que a produção do próprio material, sem plágio, é diferente da prática criminosa de fotocópias ou scanners gravados em PDF, de formas ilegais, de partes de livro, ou o livro inteiro, de autoria alheia, para remeter para os Alunos.
As aulas serão remotas.